#9 Estabeleça metas temáticas

#9 Estabeleça metas temáticas

Como está o seu planejamento de metas para 2017 até aqui? Seguindo o nosso desafio de 30 estratégias para fazer desse próximo um ano fantástico?

Stephen M. Shapiro é um dos grandes especialistas mundiais em cultura da inovação, atuando como consultor e autor de best-sellers sobre inovação e negócios. Tendo conduzido seu próprio estudo sobre metas de ano novo, Shapiro não é exatamente um grande fã das clássicas “listas de resoluções”, chegando a considerar esta “uma tradição masoquista”.

O autor argumenta que, “como a maior parte das pessoas falham, as listas acabam sendo uma receita para a frustração”. Além disso, segundo sua pesquisa, “as pessoas que concretizam as resoluções todos os anos não são mais felizes que aquelas que nada fizeram ou aquelas que simplesmente falharam”. E há uma boa razão para isso: a maior parte das pessoas não têm um porquê definindo para as metas que se propõem. Sem um porquê forte, jamais haverá boas razões para promover mudanças importantes.

Shapiro afirma que, em geral, as resoluções de ano novo giram em torno de quatro grandes áreas: dinheiro, peso, desenvolvimento pessoal e relacionamentos, e que objetivos criados a partir dessas áreas visam corrigir “falhas” apontadas pelos outros. Ou seja, ter dinheiro, estar em forma ou relacionar-se, muitas vezes são desejos resultantes mais da pressão social do que de suas demandas internas.

Isso faz sentido para você?

Se sim, talvez você possa considerar colocar em prática a principal estratégia sugerida pelo autor. Pegue papel e caneta para começarmos. Desta vez, ao invés de elaborarmos objetivos específicos, vamos listar resoluções temáticas para 2017. Podem ser pequenas frases, de duas ou três palavras, que sirvam para conduzir seus comportamentos diários ao longo do ano.

Você pode começar também a partir dos objetivos específicos que já definiu. Por exemplo, se você já estabeleceu como meta para o novo ano “emagrecer 5 quilos”, pergunte-se o porquê. Se for para melhorar a saúde e aumentar a autoestima, sua resolução temática poderá ser “saúde e autoestima”. Faça isso para todas as suas promessas. Assim você poderá permanecer focado em temas gerais sempre que se defrontar com alguma escolha não especificada em suas metas para o ano.

Se tiver de enfrentar situações em que sua saúde ou autoestima sejam colocadas à prova, mas que não têm qualquer relação com “emagrecer 5 quilos” ou com outras metas específicas, você saberá qual deve ser o foco na hora de fazer suas escolhas. Assim, você nem sempre precisará estar concentrado nos objetivos específicos, mas poderá desfrutar o momento presente sem perder de vista os temas mais importantes para a sua felicidade e satisfação pessoal.

Partilhar suas resoluções temáticas com outras pessoas ou espalhar lembretes pela casa pode ajudar em sua motivação pessoal. Procure adotar uma estratégia para manter o foco que seja boa para você. Tenha ainda em mente que essas resoluções não são fixas e podem ser mudadas em qualquer momento do ano caso não estejam funcionando bem.

O que achou da estratégia de hoje? Compartilhe aqui com a gente, marque os amigos que precisam de uma orientação legal para 2017 e continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta