#5 Como formular suas metas

#5 Como formular suas metas

Temos compartilhando alguns dados do estudo liderado pelo psicólogo britânico Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, com pessoas que elaboraram listas de resoluções para o ano novo. Já dissemos anteriormente que apenas 12% dos voluntários conseguiram se manter fiéis às promessas após um ano, mas o que realmente teria feito a diferença para esses poucos bem sucedidos?

Apesar da relevância desse questionamento, não há uma resposta simples. Porém a pesquisa aponta alguns fatores que podem ser de imenso auxílio para quem deseja realizar mais em 2017. O primeiro deles vamos abordar hoje. O estudo revelou que 22% dos homens que conseguiram atingir seus objetivos o fizeram ao definir metas específicas, como perder um quilo por semana ao invés de apenas “perder peso”.

Não que esse tipo de estratégia não se aplique também às mulheres. Acontece que, nas palavras de Wiseman, “os homens tendem a adotar uma postura machista e têm expectativas fora da realidade, portanto, definir objetivos simples os ajuda a cumprir as metas”. De qualquer forma, formular objetivos bem especificados é uma “regra de ouro” do Coaching, capaz de aumentar substancialmente as chances de sucesso de qualquer meta, independentemente do sexo de quem a planeja.

OBJETIVOS VAGOS GERALMENTE SÃO AMBÍGUOS E DIZEM MUITO POUCO SOBRE O QUE DEVE SER FEITO PARA CONQUISTÁ-LOS.

É por isso que toda a meta precisa passar por alguns filtros para sabermos se está bem formulada. A mais conhecida ferramenta para especificação de objetivos é o SMART, um acrônimo da língua inglesa composto pelas palavras ESPECÍFICO, MENSURÁVEL, ATINGÍVEL, RELEVANTE e TEMPORAL. Quer um exemplo?

Suponha que você trace como meta “emagrecer”. Parece um objetivo bem específico? Certamente não. Então reformulemos para “emagrecer 10 kg”. Já está melhor, pois agora podemos mensurá-lo, mas ainda não contempla todos os critérios do SMART. Mudemos então para “emagrecer 10 kg até o dia 31 de Dezembro de 2016”. Agora, além de mensurável está temporal, mas talvez ainda não esteja atingível, pois menos de um mês parece muito pouco tempo para perder tanto peso. Que tal então “emagrecer 10 kg até o dia 31 de março de 2017”? Sim, agora temos um objetivo bem melhor formulado em seu enunciado!

Vamos praticar? Comece pegando papel e caneta. Caso ainda não tenha feito, elabore um lista de objetivos que você pretende realizar em 2017. Agora, verifique cada meta de sua lista, uma a uma, para saber se estão bem especificadas. Em caso negativo, reformule seus respectivos enunciados. Além dos filtros do SMART há outros critérios pelo qual você pode submeter seus objetivos para clarificá-los. Listamos vários deles abaixo. Quanto mais filtros você utilizar, mais saberá sobre suas metas e maiores serão as chances de realização.

 

smart-goal

Um bom objetivo deve ser:

ESPECÍFICO
Um objetivo com maior riqueza de detalhes tem maior chance de ser realizado do que um objetivo geral.

MENSURÁVEL
O progresso tem de poder ser medido para poder ser alcançável.

ATINGÍVEL
O objetivo tem de ser realista. Alguém (ou você mesmo) já realizou isso antes? Isso é viável?

RELEVANTE
A motivação necessária para seguir em frente dependerá da relevância do objetivo. O quanto ele é realmente importante para você?

TEMPORAL
Sem tempo vinculado à meta não há sensação de urgência e esta dificilmente será atingida.

CONTEXTUALIZADO
O contexto em que você está inserido permite a realização desse objetivo? Se você quer trabalhar em uma empresa que não possui sede em sua cidade e não pretende se mudar, precisará reformular a meta.

RECURSOS
Que recursos necessitará para alcançar a meta (financeiros, humanos, conhecimentos, etc.)? Caso não os tenha, o que precisará fazer para consegui-los?

POSITIVO
Um objetivo deve ser formulado positivamente. Por exemplo, “poupar 100 reais por mês” (positivo) é muito mais eficaz do que “não gastar muito dinheiro” (negativo).

AUTÔNOMO
Você deve ter autonomia para se responsabilizar pelos objetivos que são SEUS, e fazer a SUA parte ainda que hajam outras pessoas envolvidas.

ECOLÓGICO
Esse objetivo afeta negativamente alguém em seu meio? Se sim, deverá ser reformulado para que passe a afetar positivamente essas pessoas.

Muito bem! Suas metas parecem mais claras agora? Que tal compartilhar com a gente? Além de ter objetivos bem específicos, há ainda outros fatores que contribuíram para o sucesso daqueles que realizaram suas resoluções de ano novo avaliados por essa pesquisa acadêmica. Quer saber quais? Então não perca nossa dica de amanhã 🙂

Deixe uma resposta