#24 Resoluções por área

#24 Resoluções por área

A tradição das resoluções de ano novo já existe há mais de 4.000 anos. Os babilônios já faziam promessas e oferendas aos seus deuses no início do ano, esperando serem agraciados em seus pedidos no novo ciclo. Durante o Império Romano, o primeiro mês do ano foi nomeado em homenagem a Janus, um deus de dois rostos que, no dia 31 de dezembro olhava ao mesmo tempo para trás no ano velho e para a frente no ano novo. Os romanos acreditavam que Janus os perdoaria pelos erros cometidos no ano passado, e que poderiam fazer promessas a ele para serem realizadas no ano que se iniciava. De certa forma, mantemos esse hábito até os dias atuais.

Hoje em dia essa tradição ocorre geralmente a partir das famosas listas de resoluções. Escrever objetivos é um bom começo para materializar os desejos, mas para ampliar as chances de sucesso é importante que as promessas sejam específicas, como vimos no dia 5 de nossa série, mas também bem equilibradas entre todas as áreas da vida. Lembre-se que somos seres multidimensionais, ou seja, compostos por diferentes dimensões ou áreas que nos caracterizam. Uma vida bem vivida e feliz é aquela que consegue alcançar um equilíbrio entre suas diferentes áreas.

É o que diz o Dr. Michael B. Frisch, autoridade internacional em psicologia positiva, bem estar e qualidade de vida. Sua tese gira em torno daquilo que ele chama “presunção aditiva”, isto é, o princípio de que a satisfação do indivíduo com a vida em geral consiste na soma da satisfação que ele experimenta em diferentes áreas. Em outras palavras, não adianta ter metas claras para ser bem sucedido na área do trabalho e nada fazer para melhorar a qualidade na vida na área familiar. Ou então ser bem sucedido em seus objetivos financeiros e abrir mão do sucesso na dimensão da espiritualidade.

Enfim, você só poderá considerar seu ano bem sucedido se tiver conseguido alcançar um equilíbrio entre as diferentes dimensões que compõem a sua vida. É importante que tenha isso mente ao conceber suas metas para 2017! Para auxiliá-lo, elaboramos uma ferramenta de coaching que o ajudará a definir metas para o ano novo a partir de diferentes áreas de responsabilidade. Topa o desafio? Então pegue papel e caneta e responda às perguntas abaixo.

PENSANDO EM SUA VIDA, CONSIDERE AS SEGUINTES ÁREAS DE RESPONSABILIDADE:

  • SAÚDE E DISPOSIÇÃO
  • DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
  • EQUILÍBRIO EMOCIONAL
  • REALIZAÇÃO E PROPÓSITO
  • RECURSOS FINANCEIROS
  • CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
  • FAMÍLIA / VIDA SOCIAL
  • RELACIONAMENTO AMOROSO
  • CRIATIVIDADE, HOBBIES E DIVERSÃO
  • PLENITUDE E FELICIDADE
  • ESPIRITUALIDADE

 

PARA CADA UMA DELAS RESPONDA ÀS SEGUINTES PERGUNTAS:

1) DE 0 A 100%, QUANTO VOCÊ SE SENTE SATISFEITO COM ESSA ÁREA EM SUA VIDA HOJE?

2) POR QUE É IMPORTANTE ALCANÇAR 100% DE SATISFAÇÃO NESSA ÁREA? COMO SE SENTIRÁ, O QUE MELHORARÁ E O QUE PODERÁ ALCANÇAR QUANDO ESTIVER PLENAMENTE SATISFEITO NESSA DIMENSÃO DE SUA VIDA?

3) QUE AÇÕES OU PROJETOS QUE, SE COLOCADOS EM PRÁTICA EM 2017, FARÃO COM QUE VOCÊ SE APROXIME DE 100% DE SATISFAÇÃO NESSA ÁREA?

4) QUANDO EXATAMENTE VOCÊ PRETENDE COLOCAR ISSO EM PRÁTICA? SEJA ESPECÍFICO.

5) QUAL É O PRÓXIMO PASSO A SER DADO? ESTÁ COMPROMETIDO?

 

O que achou da estratégia de hoje? Compartilhe com a gente aqui nos comentários, envie para os seus amigos que podem fazer ótimo uso desse conteúdo, e vamos com tudo em 2017!!!

 

QUER PLANEJAR TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA, DE MANEIRA PRÁTICA E ABORDANDO METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO? CLIQUE AQUI E CONHEÇA O LABORATÓRIO DE METAS E SAIBA AS DATAS DA PRÓXIMA TURMA!

Deixe uma resposta