#23 Esperança em alcançar suas metas

Você tem esperança de alcançar suas metas para 2017? Qual a importância dessa palavra em seu planejamento de resoluções para o ano novo? O educador Paulo Freire disse certa vez: “É preciso ter esperança. Mas tem de ser esperança do verbo esperançar”. Isso significa que quem afirma esperar que algo aconteça, mude ou melhore, está na verdade conjugando o verbo “esperar”.

O verbo “esperançar”, ao contrário, envolve ações concretas na busca daquilo que se deseja, mas também não desistir, enfrentar o medo, assumir riscos, acreditar no próprio potencial. A estratégia de hoje em nosso desafio dos 30 dias abordará esse tema, que é muito mais importante do que se pensa: a esperança!

Esperança não é um sentimento inútil ou algo que deva ser desconsiderado no planejamento de seus objetivos para 2017. Muito pelo contrário! O tema é sério, e por isso muitos estudos têm sido feitos, sobretudo na última década, mostrando o efeito positivo da esperança na capacidade das pessoas para lidar com problemas, mudanças ou stress.

A mais moderna tese sobre esse assunto foi apresentada a partir de 1991 por Charles Richard Snyder, da Universidade do Kansas. De acordo com a teoria, a esperança é um processo cognitivo, de natureza motivacional, direcionado para alcançar objetivos.

Esse processo reflete a nossa percepção quanto à capacidade de definir metas relevantes e desafiadoras, encontrar caminhos para alcançar objetivos e ter senso de iniciativa para perseguir o que se deseja. Os estudos indicam ainda que pensamento esperançoso está associado à percepção de controle, autoestima, amor-próprio, otimismo, competência social, criatividade elevada, maior capacidade de resolução de problemas, reconhecimento de um sentido para a vida, bem como ao aumento das chances de atingir metas programadas.

As investigações sobre o tema também apontam ganhos importantes no campo da saúde, como menor propensão ao desenvolvimento de doenças, redução de ansiedade e melhora no estado psicológico diante de situações difíceis.

Nada mal, não? Sendo assim, que tal refletir sobre os seus níveis de esperança em 2017 e relacioná-los às resoluções mais importantes para o ano? Então pegue papel e caneta para responder ao roteiro abaixo, desenvolvido a partir da Teoria da Esperança de Snyder:

1) ESCREVA 3 IDEIAS QUE TRAZEM ESPERANÇA A VOCÊ.

2) ESCREVA 3 AÇÕES POSSÍVEIS PARA AS SUAS 3 IDEIAS DE ESPERANÇA.

3) IDENTIFIQUE COMO ESSAS AÇÕES PODEM AJUDÁ-LO A TRANSFORMAR A ESPERANÇA EM OBJETIVOS ALCANÇÁVEIS

4) ESCREVA A QUAIS CAMINHOS SUAS AÇÕES PODEM LEVAR VOCÊ.

5) ESCREVA 3 ESTRATÉGIAS QUE VOCÊ UTILIZA PARA RESISTIR ÀS PRESSÕES.

6) ESCREVA 3 ATITUDES DE AUTOCONTROLE QUE VOCÊ COSTUMA TOMAR E 3 ATITUDES DE COOPERAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS.

7) RELEMBRE UMA SITUAÇÃO EXTREMAMENTE DESAFIADORA NA QUAL SUA ESPERANÇA FOI FATOR DECISIVO PARA QUE VOCÊ PERSISTISSE E VENCESSE. QUAIS FORAM AS FORÇAS OU RECURSOS INTERNOS QUE A ESPERANÇA O AJUDOU A TRAZER À TONA?

8) DESCREVA ALGO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS FAZER, MAS ESTÁ PROTELANDO. OU UM ASPECTO DA SUA VIDA QUE VOCÊ PRECISA MELHORAR, MAS ESTÁ NEGLIGENCIANDO. SE VOCÊ FOSSE DESAFIADO AGORA A QUEBRAR A INÉRCIA E DAR UM PRIMEIRO PASSO, QUAL SERIA?

9) PENSE EM ATIVIDADES QUE COSTUMAM FAZER VOCÊ SE DESCONTRAIR E DAR RISADAS, E PROGRAME AO MENOS DUAS PARA ESTA SEMANA. PROCURE FAZER DISSO UM HÁBITO REGULAR. LISTE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FARÁ E QUANDO.

 

Agora é com você! Para transformar 2017 em um ano inesquecível é preciso agir proativamente para fazer a diferença, cuidando de sua esperança, para que se mantenha sempre em alta. Mas lembre-se, esperança conjugada a partir do verbo “esperançar” e não do verbo “esperar”!

Deixe uma resposta