#19 Gerenciando sua energia mental

#19 Gerenciando sua energia mental

Você se considera uma pessoa focada em relação às suas metas? Se mantiver o nível de concentração atual em fazer o que deve ser feito, será bem sucedido em seus objetivos para 2017? Esse é o tema de hoje em nosso desafio de 30 dias: a energia mental, que trata do nosso foco!

Nos posts mais recentes do nosso desafio temos tratado da gestão de energia. A abordagem é a proposta por Tony Schwartz e Jim Loher, especialistas no tema com larga experiência em trabalhos realizados com executivos de alta performance e atletas de elite. Energia, assim como definida na física, é a nossa capacidade de trabalho no tempo. Segundo os autores, temos quatro grandes fontes, e já abordamos as duas primeiras: a física (quantidade de energia) no dia 17 e a emocional (qualidade da energia) no dia 18. Hoje trataremos da terceira delas, a energia mental.

ENERGIA MENTAL

A energia mental diz respeito à nossa concentração de energia ou, se preferir, nossa capacidade de foco. Talvez você seja uma dessas pessoas que, por excesso de demandas, vivem fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. O grande problema é que isso simplesmente mina a produtividade. De acordo com Schwartz e Loher, transferir a atenção de uma tarefa para outra, como por exemplo interromper uma atividade para responder um email ou checar a rede social, aumenta em até 25% o tempo de conclusão da tarefa principal.

Estamos falando em perder dois meses inteiros em 2017 apenas com distrações! Em outras palavras, perda de foco custa muito caro! A baixa energia mental é expressa pela falta de capacidade em manter a atenção num único assunto, mas isso pode ser trabalhado a partir da adoção de pequenos hábitos a serem inseridos em sua rotina. As resoluções que você está programando para o novo ano certamente dependerão de sua capacidade de focar no que é mais importante, e a chance de conseguir realizá-las é proporcional à atenção que você conseguir dispensar a elas. Isso faz sentido para você?

Se sim, é altamente aconselhável que a gestão de sua energia mental seja considerada de forma prioritária em seu plano de metas para 2017. Diante das dificuldades de se concentrar, que tal elaborar algumas estratégias para alimentar o foco nas resoluções, bem como na produtividade como um todo nesse ano novo que se aproxima?

Então pegue papel e caneta e responda às perguntas abaixo. Procure levantar estratégias eficazes com o objetivo de melhorar a concentração em suas promessas no decorrer de 2017. Vale desde reduzir interrupções frequentes introduzidas pela tecnologia, até trancar períodos específicos na agenda para cuidar desses novos projetos. O importante é que seja algo que funcione bem para você. Aceita o desafio? Então vamos lá…

1) QUE OBJETIVOS VOCÊ PODE ADOTAR EM 2015 PARA MANTER SUA ENERGIA MENTAL SEMPRE ELEVADA E RENOVADA? FAÇA UM BRAINSTORMING ANTES DE DECIDIR, LEVANTANDO POSSIBILIDADES. PARA AJUDAR EM SUA REFLEXÃO, CONSIDERE OS TÓPICOS ABAIXO:

  • DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO EM UMA ÚNICA ATIVIDADE
  • DISTRAÇÕES FREQUENTES, PRINCIPALMENTE COM EMAILS E INTERNET
  • EXCESSO DE TEMPO GASTO COM URGÊNCIAS E DEMANDAS IMEDIATAS
  • TEMPO PARA REFLEXÃO, ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E PENSAMENTO CRIATIVO
  • TRABALHO EM EXCESSO, SOBRETUDO A NOITE OU NOS FINS DE SEMANA
  • IDENTIFICAÇÃO PRIORIDADES PARA O ANO E A VIDA

 

2) ESCOLHA DE 1 A 3 ESTRATÉGIAS ENTRE AS LEVANTADAS NA QUESTÃO ANTERIOR, QUE FUNCIONARÃO MELHOR PARA VOCÊ. NÃO DEIXE TORNÁ-LAS BEM ESPECÍFICAS, COMO VISTO NO DIA 10 DE NOSSA SÉRIE.

3) ESTABELEÇA UM PLANO PARA COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA EM 2017.

4) ESTÁ 100% COMPROMETIDO? CASO CONTRÁRIO, O QUE FARÁ PARA CHEGAR AO 100%?

 

Com essas estratégias de atenção à energia mental, somadas as que você já elaborou para a energia física e a emocional, já temos um bom inventário de ações focadas no gerenciamento de sua energia para 2017. Agora só falta o último aspecto energético, e talvez o mais importante, que é a energia espiritual. Mas isso é assunto para a postagem de amanhã, que como sempre será imperdível!

 

QUER APRENDER A MELHOR FERRAMENTA PARA GERENCIAR SUA ENERGIA MENTAL NA PRÁTICA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA O CURSO INTENSIVO DE AUTOCOACHING E AUTO-HIPNOSE E SAIBA AS DATAS DA PRÓXIMA TURMA!

Deixe uma resposta