#11 A importância dos primeiros 30 dias

#11 A importância dos primeiros 30 dias

Em 2014 a Universidade de Scranton (EUA) divulgou um estudo estatístico sobre metas de ano novo. Segundo a pesquisa, apenas 8% das pessoas cumpriram seus propósitos ao final de um ano. Porém uma das informações mais interessantes do levantamento foi a respeito da duração das resoluções. Em geral, as pessoas desistem de QUASE METADE de seus objetivos antes da metade do ano. Veja:

RESOLUÇÕES MANTIDAS NA PRIMEIRA SEMANA: 75%
APÓS 2 SEMANAS: 71%
APÓS 1 MÊS: 64%
APÓS 6 MESES: 46%

Outro estudo com a mesma temática foi publicado em 2012 por Rory Vaden, especialista em autodisciplina e autor de livros sobre o assunto. Esse levantamento contou com entrevistas feitas em todo o território dos EUA, envolvendo aproximadamente mil pessoas que estabeleceram suas metas de ano novo. Uma das informações divulgadas aborda especialmente aqueles que desistiram de suas resoluções, e considera o número de dias em que demoraram para abandonar suas promessas ao longo do ano. Eis os dados:

ATÉ UM DIA: 18%
1-7 DIAS: 20%
8-14 DIAS: 5%
15-30 DIAS: 23%
31-90 DIAS: 20%
91 DIAS OU MAIS: 15%

Percebendo que a grande maioria dos que desistem tendem a fazê-lo logo no primeiro mês, Vaden propôs uma espécie de plano para evitar esses abandonos do início. A ideia geral é a seguinte: se você conseguir colocar algum objetivo importante em prática pelos primeiros 30 dias, suas chances de cumprir sua promessa em definitivo triplicam, pois após esse período provavelmente você já terá se habituado às mudanças de vida.

As informações divulgadas pelo autor são animadoras. Segundo ele, 76% das pessoas que conscientemente conseguiram superar as dificuldades do primeiro mês e se mantiveram focados em uma meta específica ao longo desse período, conseguiram manter sua resolução até o fim do ano. Vale a pena tentar?

Então pegue papel e caneta para estabelecermos um rápido plano de foco já para janeiro de 2017. Vamos resgatar algumas das estratégias anteriores para nos ajudar. É uma boa oportunidade para revisar as dicas anteriores da nossa série!

Simplesmente siga os passos abaixo:

1) ESTABELEÇA UMA RESOLUÇÃO IMPORTANTE PARA 2017 QUE POSSA SER COLOCADA EM PRÁTICA JÁ A PARTIR DO PRIMEIRO DIA DO ANO. REVISAR SEUS VALORES SERÁ DE GRANDE AJUDA PARA ISSO (Dica 10 do Desafio).

2) CONSIDERE QUE SUA META PODE CONSISTIR NA CRIAÇÃO UM NOVO HÁBITO (Dias 2 e 3 do Desafio) OU NA MUDANÇA DE UM ANTIGO (Dia 4 do Desafio).

3) TORNE SUA META ESPECÍFICA (Dia 5 do Desafio) E, SE NECESSÁRIO, CRIE PASSOS INTERMEDIÁRIOS (Dia 7 do Desafio).

4) LEMBRE-SE DE ASSUMIR UM COMPROMETIMENTO INTEGRAL COM A META AO LONGO DO PRIMEIRO MÊS (Dia 6 do Desafio) E ACOMPANHE SUA EVOLUÇÃO DIA A DIA FAZENDO USO DE TÉCNICAS QUE AUXILIEM NA MANUTENÇÃO DO FOCO (Dia 8 do Desafio).

Rory Vaden desenvolveu também seis dicas para ajudar na superação dos desafios do primeiro mês. Quer saber quais são? Então não perca o nosso post de amanhã que contaremos tudo!

A dica de hoje foi útil para você? Então comente aqui, marque ou encaminhe para seus amigos para compartilharmos experiências.

Deixe uma resposta